DICAS


Algumas dicas LAV & LEV para manter seu guarda-roupa sempre impecável. Conte com a gente!

Importante: Siga sempre as recomendações da etiqueta da roupa.

Lavagem de tênis
Os tênis podem ser de couro, tecido ou de vários outros materiais. Em muitos casos, os fabricantes não recomendam que sejam lavados, somente higienizados. Entretanto, por questões higiênicas, é sempre bom fazer a sua limpeza. Alguns dos materiais utilizados podem não resistir bem à fricção da limpeza. Os riscos causados pelo uso, especialmente nas partes brancas, são difíceis de remover. Na lavanderia, seus tênis serão limpos com produtos profissionais e tratados com bactericidas que evitam a proliferação de odores. Em casa, ao retirar os tênis após o uso, deixe-os arejando em local ventilado.

Lavagem de tênis na lavanderia.

Lavagem de ternos e tailleurs
Os ternos e tailleurs femininos exigem maior cuidado na manutenção. No caso da peça masculina, há predominância de materiais sintéticos. No caso feminino, diferentes fibras são usadas atualmente no processo de fabricação. Nunca lave em separado peças que formam um conjunto - isso fará com que a cor se torne diferente entre elas. A limpeza a seco profissional com uso de solventes é especialmente eficiente e garante maior durabilidade das peças e cores. Em casa, evite passar as peças sem proteção, pois isso poderá causar brilho no tecido, o que não é removível. Não guarde suas peças usadas, pois muitas vezes uma sujidade não aparente se torna uma mancha amarela, a mais difícil de ser removida.

Lavagem de vestidos de festa
Os cuidados devem ser redobrados, pois na maioria dos casos, essas peças são bordadas, plissadas ou contém apliques dos mais diversos materiais. Ao comprar seus vestidos, atente-se ao modo de conservação. Há peças cuja instrução pede-se não lavar - avalie se vale a pena adquiri-la. Em casa, guarde suas peças com cuidado em armários arejados e limpos. Descarte as embalagens plásticas que vêm da lavanderia, pois com o tempo favorecem o aparecimento de manchas ou proliferação de bactérias pelo abafamento. Alguns tecidos de roupas de festas, como a seda, o cetim bucol e o zebeline, exigem cuidados adicionais. Evite lavar essas peças a água em casa.

Lavagem de roupas escuras
Evite deixar as peças escuras de molho, pois água, junto com produtos químicos, age na despigmentação. Além disso, use moderadamente sabão, pois podem aparecer manchas esbranquiçadas. Procure sempre lavar com sabão neutro ou seguir as recomendações da etiqueta da roupa.

Detergentes e uso de sabão
Detergentes neutros são aqueles que possuem pH 7. Já detergentes com pH de 8 a 13 são considerados alcalinos. Os produtos alcalinos são eficazes na remoção de diversas sujidades, porém podem interferir na cadeia cromófora dos corantes (responsável pela cor) e podem causar manchas em artigos tintos. Muitos acreditam que sabões ou detergentes de coco em pó sejam neutros, mas na verdade possuem pH alcalino. Não use sabão demais, só vai dificultar a lavagem. As máquinas atuais têm medidores que as acompanham. Roupas delicadas devem ser lavadas a mão.